Carboxiterapia
A Carboxiterapia é definida como a administração terapêutica de dióxido de carbono (CO2) através de injeção hipodérmica no tecido subcutâneo diretamente nas áreas afetadas, causando a destruição das células adiposas e facilitando a vascularização da região tratada
A utilização da Carboxiterapia estende-se da celulite (lipodistrofia ginoide) à flacidez e estrias, às cicatrizes inestéticas e ao tratamento complementar nas lipoaspirações para reduzir as irregularidades e diminuir o aspecto "enrugado" da pele, pela melhoria da elasticidade cutânea.
Estes benefícios decorrem da promoção de vasodilatação arteriovenosa local, do aumento do fluxo sanguíneo regional, do aumento das drenagens sanguínea e linfática e da lipólise, resultando destas ações, maior disponibilidade de oxigénio para o tecido, aumento no turnover de colágeno e redução da quantidade de tecido adiposo.
Não existem muitas contra indicações ou importantes reações adversas sistémicas descritas sendo, portanto, um método seguro, de fácil execução e amplamente utilizado na Europa e EUA .