Seg a Sex das 10:00 às 20:00

211 633 439

Hipotiroidismo

A glândula tiroideia é um pequeno órgão localizada na face anterior do pescoço cuja função é produzir hormonas, as quais são fundamentais na regulação do funcionamento de todas as nossas células e, em última análise, do nosso organismo. É um órgão fundamental para nos mantermos vivos.

Na generalidade esta glândula funciona normalmente, mas pode apresentar desvio no sentido da hipofunção (hipotiroidismo) ou hiperfunção (hipertiroidismo). Nestas situações podemos ter alterações de temperatura corporal, frequência cardíaca, tensão arterial, peso, apetite, humor (até alterações psiquiátricas graves), funcionamento intestinal, e muitas outras, frequentemente subtis e de difícil diagnóstico.

O hipotiroidismo é a doença funcional tiroideia mais comum e traduz uma deficiente produção hormonal. Geralmente é causada pela falência primária da tiroide, mas também pode resultar da diminuição do estímulo da TSH sobre ela (hipotiroidismo central ou secundário).

A tiroidite autoimune, também denominada tiroidite de Hashimoto ou tiroidite linfocíticacrónica, é a primeira causa de hipotiroidismo (70%) e está associada a títulos elevados de anticorpos anti tiroideus.

Precisa de ajuda com a sua pele?