Seg a Sex das 10:00 às 20:00

211 633 439

Diabetes Mellitus

A diabetes mellitus é uma doença metabólica crónica, que pode ter várias causas e que resulta de várias alterações fisiopatológicas que conduzem à elevação permanente da glicemia (concentração de açúcar no sangue).

Existem vários tipos de diabetes: a diabetes tipo 1, em que o pâncreas deixa de produzir insulina, sendo diagnosticada sobretudo em crianças e jovens adultos; na diabetes tipo 2, que afeta pessoas mais idosas, o pâncreas continua a produzir insulina, mas em quantidade insuficiente ou o corpo não consegue utilizá-la de forma adequada. Este tipo de diabetes está intimamente associado ao excesso de peso ou obesidade. Outra forma de diabetes é a diabetes gestacional, cujo diagnóstico e tratamento especializado é fundamental para evitar complicações maternas e fetais.

A diabetes manifesta-se com vários sinais e sintomas, que devem alertar médicos e doentes para esta hipótese diagnóstica, nomeadamente: aumento da frequência urinária e sede excessiva, falta de energia ou perda de peso. Outros sintomas incluem: fome constante, perda de peso súbita, feridas de cura lenta e infeções recorrentes

O tratamento adequado e especializado associa-se a uma melhor prevenção das complicações da diabetes, como a retinopatia, nefropatia, neuropatia, enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral, amputações e morte prematura.

A abordagem individualizada é fundamental para o sucesso do seguimento das pessoas com diabetes. A adoção de um estilo de vida saudável, com prática de exercício físico regular e alimentação adequada, é um componente fundamental não apenas no tratamento, mas também na prevenção da diabetes.

Precisa de ajuda com a sua pele?