Seg a Sex das 10:00 às 20:00

211 633 439

Ansiedade

A ansiedade, dentro de determinados limites, é uma emoção considerada normal e até adaptativa, que faz parte do conjunto de reações físicas e emocionais aos diversos estímulos externos. A ansiedade é caraterizada por sentimentos de tensão, preocupação, insegurança, normalmente acompanhados por alterações físicas como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, sudação, secura da boca, tremores e tonturas.

Apesar deste caráter normativo, quando a ansiedade persiste em certos contextos, interfere negativamente com a capacidade de desenvolver as atividades diárias e causa sofrimento físico e/ou emocional significativo, estamos perante uma patologia ansiosa.

Existem diferentes formas de ansiedade, cada uma delas com sintomas diferentes, sendo as principais as seguintes:

  • Fobia específica
  • Perturbação de pânico
  • Agorafobia

Perturbação de ansiedade generalizada.

As perturbações de ansiedade são muitas vezes acompanhadas de outras doenças psiquiátricas, quer como causa ou como consequência. É muito prevalente a existência simultânea de sintomatologia depressiva e ansiosa no mesmo doente, tal como é frequente o abuso de álcool ou ansiolíticos, com o objetivo de reduzir os sintomas.

O tratamento das diferentes formas de ansiedade, quando estas apresentam um impacto negativo e limitador no dia-a-dia das pessoas, baseia-se em medicação (psicofarmacologia) e psicoterapia, sempre que possível combinadas para otimizar a resposta terapêutica.

Precisa de ajuda com a sua pele?