Marcas | Cicatrizes de Acne
A Acne Vulgar é um distúrbio cutâneo muito comum na adolescência, mas que, em alguns casos, se pode prolongar até a idade adulta. O aparecimento da acne depende da predisposição genética de cada pessoa, do aumento da produção de sebo e da presença de bactérias que vivem normalmente sobre a pele.
Existe o mito de que não vale a pena tratar a acne e de que ela deve seguir o seu curso! Esse mito não corresponde à realidade porque, sem tratamento, muitos casos de acne irão apresentar uma evolução desfavorável com risco de lesões permanentes. Por outro lado, o tratamento é com frequência muito eficaz e permite uma melhoria da autoestima.
Se não tratada, a acne pode dar origem a cicatrizes inestéticas ou mesmo desfigurantes, cujo tratamento é difícil. Essa evolução será tanto mais rara quanto mais precoce for o início do tratamento. Assim, sempre que encontrar alguém com acne, incentive-o a ser tratado o mais rápido possível para evitar cicatrizes.
Se a acne foi tratada tardiamente, não foi tratada adequadamente ou sofreu uma acne muito agressiva, podem existir marcas e cicatrizes. Não se preocupe, atualmente existem tratamentos e técnicas eficazes para melhorá-los, embora o seu desaparecimento completo seja difícil.
Geralmente são utilizadas técnicas combinadas, pois é habitual que o paciente apresente diferentes tipos e profundidades de cicatrizes simultaneamente. Antes de escolher um tratamento, é necessário avaliar o paciente, pois nem todas as cicatrizes são tratadas com os mesmos métodos. Algumas técnicas utilizadas na correção das marcas/cicatrizes de acne são:
- Laser CO2, Erbium 1540nm ou Erbium 2940nm
- Peeling químico
- Microneedling
- Ácido hialurónico
- Mesoterapia
- Dermocosmética médica